Em Busca do Reinado: uma história em duas partes



O livro Em Busca do Reinado não foi concebido para ser uma série. Originalmente, a história tem apenas um arco dramático: o garoto Bruno, em um futuro não muito distante pós-Terceira Guerra Mundial, descobre que o diamante dado por seu pai à sua mãe, ambos já falecidos, é mais que uma simples joia: trata-se de um objeto de poder muito importante para um outro mundo parado no tempo e no espaço.

Lá, ele conhece o drama dos habitantes de Tedawer Lorcb que vivem há séculos sob uma guerra interminável e sangrenta. Por ser portador do Diamante Azul do lendário mago Grahan, ele tem a missão de ir até a Ilha Voltísio onde foi guardada uma espada capaz de definir o legítimo herdeiro do trono e, dessa forma, acabar definitivamente com a guerra.

Bruno, no entanto, não assume de pronto o papel de protagonista, como é comum em qualquer história sob o formato da Jornada do Herói. Aquele mundo não é o dele, ele viveu, até ali, uma vida sofrida justamente por conta de uma guerra e não deve nada a ninguém. Não precisa, portanto, arriscar a própria vida para ajudar pessoas que ele não conhece e que moram em uma terra que, até então, ele nunca tinha ouvido falar.

Por isso, o período de convencimento do protagonista se dá aos poucos. Os personagens vão aparecendo um a um, o universo de Bruno vai se expandindo e, conforme a história avança, a saga vai ganhando escala e os personagens vão adquirindo profundidade e nuances.

Assim, dois tipos de estranhamento podem ocorrer em um primeiro momento. O primeiro é a não identificação de Bruno como o protagonista, porque ele não assume para si este papel. Mas é algo perfeitamente proposital, porque não faria sentido ele embarcar de cabeça nos perigos da sua missão sem nem mesmo ter qualquer motivo para isso.

O segundo é a sensação de que os personagens são pouco cativantes e que os acontecimentos têm pouca importância. Mas também isso é justificável, porque o que veio a ser a primeira parte da história é apenas o primeiro ato da aventura.

Todos os caminhos são apresentados e os personagens vão surgindo para que os conflitos se encontrem adiante, na segunda parte da história. Nela, o leitor vai perceber que a guerra entre os dois povos pelo trono de Tedawer Lorcb é um perigo menor do que outros que rondam aquele local, pessoas que pareciam secundárias assumem um protagonismo e Bruno, enfim, vai ter motivos para arriscar a própria vida em prol da causa.

Infelizmente, por questões financeiras, esse arco não pôde ser fechado em um único livro. Mas a segunda parte, para resolver e responder todas as dúvidas e desconfortos causados com a primeira, está chegando em breve.

Fique atento porque você será essencial, novamente, para que essa história saia do papel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Busca do Reinado: O Diamante Negro — o que se conta nesta história?

"Em Busca do Reinado" gratuito pelo Kindle Unlimited

O sonho de contar histórias é antigo